O que é a escalada do conflito
- Veridiana Martins
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2023
O economista e mediador austríaco Friedrich Glasl, baseado em sua experiência, verificou que o conflito segue um certo padrão repetitivo de desenvolvimento e evolução, com base nisso ele estruturou um modelo de análise do conflito chamado de escalada (ou espiral) do conflito.

O desenho desse modelo pode ser compreendido como uma escalada (ou escada) composta por 9 degraus estruturados de forma descendente, ou seja, o conflito começa no degrau mais alto e conforme o conflito cresce ele desce para o degrau mais a abaixo. O espírito trazido por Glasl em seu modelo é que o ser humano se “afundaria” no conflito, indo “abismo abaixo”, por isso a escalada é descendente.
Dentro do seu modelo, Friedrich Glasl criou 7 alternativas de tratamento do conflito como forma de evitar sua escala. Contudo, considerando a realidade que verificamos dentro das organizações hoje entendemos mais didático e prático dividir a escalada do conflito em apenas 3 níveis (cada nível com 3 degraus) e assim propiciar uma análise mais objetiva da evolução do conflito e a partir disso buscar a efetividade no seu tratamento.
Assim dividimos a escalada do conflito da seguinte forma:
1º Nível: onde o conflito consegue ser tratado pelas partes preparadas para enfrentá-lo
2º Nível: onde se faz necessário a intervenção de um terceiro para ajudar as partes da tratarem o conflito
3º Nível: onde o conflito torna-se tão profundo que as partes perdem a condição espontânea de tratarem do conflito.
O conflito poderá escalar em razão de um círculo vicioso de ação e reação dos envolvidos.
Cada reação torna-se mais severa do que a ação que a antecedeu, criando um novo ponto de disputa, de modo que as causas que deram origem ao conflito, progressivamente, vão tornando-se secundárias. Nesse cenário escalar, as pessoas “esquecem” a razão inicial do conflito e encontram outro motivos para manter o confronto.
Compreender a escalada do conflito é importantíssimo para não permitir que a situação se agrave, evitando-se o afastamento da real questão que se está discutindo. Mapear o conflito, mitigando a sua escalada, é a forma mais eficaz de solucionar um conflito com menor dano para as partes envolvidas.
Toda situação conflituosa é antecedida por um momento de tensão que se não for tratado adequadamente poderá crescer de forma progressiva para situações de confronto e violência. O objetivo da gestão dos conflitos é, através da compreensão da escalada do conflito, evitar seu agravamento progressivo, pois quando geridos de forma correta, os conflitos podem se tornar a força propulsora de mudanças positivas.
Para baixar o gráfico da Escalada do Conflito clique aqui
Comments