Gestão de conflitos na Governança Corporativa
- Veridiana Martins
- 16 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023
Gestão de conflitos é a organização de boas praticas que visam entender e tratar o conflito da forma mais adequada a cada caso. Gerir conflitos é incentivar o diálogo e a troca de informações. Com empatia, escuta ativa e o uso da comunicação não-violenta é possível identificar a insatisfação dos indivíduos, suas necessidades não atendidas e os interesses subjacentes que os colocam em suas posições.
A partir do conhecimento dos interesses reais é possível construir, por meio de técnicas negociais, uma solução que atenda de forma satisfatória as reais necessidades de todos os envolvidos.
O objetivo da gestão dos conflitos é evitar seu agravamento progressivo, pois quando geridos de forma correta, os conflitos podem se tornar a força propulsora de mudanças positivas.

Por sua vez, governança significa ato de “governar” por meio do estabelecimento de regras, práticas, processos e procedimentos, controles e tomada de decisão. A qualidade do processo interno de tomada de decisões estratégicas e o adequado tratamento dos impasses havidos em nível de administração contribuem de maneira significativa para a eficácia das boas práticas de governança corporativa.
O alinhamento dos diferentes interesses e a melhoria da comunicação interna são objetivos que podem ser concomitantemente alcançados através da gestão de conflitos.
Nesta linha, a gestão de conflitos vem assumindo papel muito relevante como boa prática de governança corporativa contribuindo, inclusive, para a função social da empresa.
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