Como o mediador pode ajudar em uma negociação
- Veridiana Martins
- 16 de fev. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023
A negociação faz parte da rotina de nossas relações, em que temos que tomar decisões pacificamente e lidar com as necessidades das pessoas a nossa volta.
Quando as partes envolvidas em numa negociação não conseguem sozinhas chegarem a um consenso elas podem valer-se de um mediador para atuar como facilitador do diálogo.

O principal função do mediador será facilitar a comunicação entre as partes, porque, na maioria das vezes elas não conseguem comunicar o que realmente querem.
Para que uma negociação tenha bons resultados é preciso equilíbrio entre razão e emoção, capacidade de compreender o problema a partir do olhar do outro, ter informações sobre o tema e desejo de soluções pacíficas.
O mediador ira educá-las para o conflito auxiliando-as, inicialmente, a entenderem o que realmente querem.
No momento que cada parte tem consciência do seus reais interesses o mediador trabalhara para que cada uma consiga compreender o interesses do outro.
Aqui o mediador tem como função incrementar a comunicação, ou seja, permitir que a troca de informações seja feita de forma fluida, contínua, respeitosa e com objetividade.
Grande parte do trabalho do mediador é gerar um ambiente favorável para que a tomada de decisão feita pelas partes aconteça dentro de um processo negocial produtivo, gerando o máximo de ganhos mútuos e minimizando as perdas.
Comments