A fábula do Milho Premiado e a cultura da Mediação
- Instituto Juriti

- 17 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023
Esta é a história de um fazendeiro bem-sucedido. Ano após ano, ele ganhava o troféu “Melhor Milho" da feira da agricultura.
Todo ano, entrava com seu milho na feira e saía com a faixa azul recobrindo seu peito. E o seu milho era cada vez melhor.

Numa dessas ocasiões, uma jornalista ficou intrigada com a informação dada pelo entrevistado sobre como costumava cultivar seu qualificado e valioso produto: o fazendeiro compartilhava a semente do seu milho gigante com todos os seus vizinhos.
- Como pode o senhor compartilhar sua melhor semente com seus vizinhos quando eles também estão competindo? - indagou a repórter.
- Simples, minha jovem! O vento apanha o pólen do milho maduro e o leva de campo em campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização vai degradar também a qualidade do meu milho. Então, se eu quiser cultivar milho bom, eu tenho que ajudar meus vizinhos a cultivarem milho bom - respondeu o velho fazendeiro.
Reflexão: Se o colega advogado conquistar ótimos resultados para seus clientes através da mediação, ela se consolidará. Se um mediador ou uma câmara de mediação prosperar com mais e mais clientes, a mediação se consolidará.
Veridiana Martins



Comentários