Tipos de conflitos corporativos
- Veridiana Martins

- 21 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de ago. de 2023
As empresas podem até negar, fazer de conta que não vêm ou simplesmente ignorá-los, mas eles estão lá. Não existe nenhuma organização sem conflitos. Eles podem estar camuflados ou serem aparentemente ocultos, mas eles precisam ser reconhecidos e tratados de modo a evitar grandes prejuízos presentes ou futuros.

Os estudos mostram muitas formas e divisões dos conflitos, mas considerando a realidade das empresas, de uma forma mais assertiva e visando otimizar sua gestão, eles podem ser divididos em: conflitos internos ou externos e conflitos funcionais ou disfuncionais.
Conflitos internos:
É o que pode ocorrer dentro da organização entre departamentos ou unidades de negócios, mas sempre tem como raiz o conflito entre pessoas. Seus efeitos são mais difíceis de ser mensurados monetariamente pois possuem custos ocultos que passam despercebidos.
Conflitos externos:
Ocorre com agentes de fora da organização, podendo ser uma outra empresa, o governo ou um indivíduo. É mais facilmente identificado e tem o custo mais fácil de ser medido. O custo com litígios (processos judiciais e arbitragem) podem ser um indicador do custo do conflito.
Conflito funcional:
É aquele normalmente relacionado a uma tarefa ou modo de ação. Os conflitos funcionais são bons e apoiam os objetivos do grupo, melhorando seu desempenho de uma forma construtiva para a organização. Acontecem quando os interesses da organização são alcançados a partir da disputa ou desacordo, promovendo maiores níveis de desempenho, com aumento da motivação, da criatividade e das mudanças construtivas para a resolução do problema.
Conflito disfuncional:
Normalmente ocorre por questões relacionais, prejudicando muitas vezes de forma oculta as metas e os objetivos da organização. Os conflitos disfuncionais são os que atrapalham o bom desenvolvimento do grupo, de forma destrutiva tanto para o grupo quanto para os objetivos da organização. Ocorrem quando o desacordo e a disputa causam desentendimentos e discussões não construtivas, com desperdício de tempo, energia e dinheiro.
Perceber a ocorrência de conflitos corporativos nem sempre é fácil. Como dito acima, muitos são ocultos e de difícil mensuração. Contudo, é necessário identificá-los e tratá-los como estratégia de gestão para uma saúde organizacional e financeira das organizações.



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