Diálogo no momento de crise
- Lucas Barbosa
- 15 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2023
O diálogo é a melhor forma de superar um conflito. Em momentos de crise como o que vivemos, enfrentar os conflitos através do diálogo prospectivo tende a produzir resultados mais eficazes e menos custosos.
A crise econômica decorrente da COVID-19 está se agravando a passos largos. Grandes empresas estão anunciando o fechamento total ou parcial de suas operações no Brasil, repercutindo negativamente não somente por conta das demissões diretas, mas igualmente em toda cadeia produtiva que orbitavam direta ou indiretamente nessas empresas.

Os conflitos além de serem inerentes ao trato social, acabam por se tornarem mais evidentes, volumosos e acirrados nestes momentos de crise. A negociação estruturada e o diálogo conduzido por profissionais capacitados pela cultura do consenso tendem a minimizar os efeitos deletérios do conflito.
A crise está estabelecida, o conflito é inerente, mas a forma como superá-los depende quase que exclusivamente dos envolvidos!
Relegar ao Poder Judiciário a solução desses conflitos implica antes de mais nada abrir mão da eficiência e agilidade dos demais métodos de resolução de conflitos. Optar pelo Poder Judiciário significa, igualmente, abrir mão da liberdade de negociação e da capacidade de encontrar a melhor saída para todos os envolvidos na crise. Uma decisão judicial raramente atende a todos os interesses de todos os envolvidos em um conflito.
Através da mediação os envolvidos nos conflitos oriundos dessa grande crise da COVID-19 podem retomar o controle de suas vidas e de seus negócios e com isso encontrar a melhor solução possível.
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