top of page

Como a mediação pode ajudar os pequenos escritórios de advocacia

Atualizado: 29 de jul. de 2023

Duas características marcantes dos pequenos escritórios de advocacia e que dificultam o seu crescimento são a falta de fluxo de caixa, em razão da baixa demanda de processos, e dificuldade de absorver uma grande demanda de processo, em face de sua estrutura diminuta, capaz de gerar esse fluxo de caixa.

ree

Isso faz com os esses escritórios fiquem naquela situação de "cachorro correndo atrás do próprio rabo".


Essa situação se agrava quando pensamos na demora dos processos judiciais, que faz com que os escritório fiquem muitos anos ocupados com um mesmo processo, não tendo muitas vezes condições de atuar em novas demandas ou prospectar novos clientes.


Contudo, uma caraterística muito positiva deste perfil de escritório é a proximidade no relacionamento cliente-advogado. Essa proximidade permite com que o advogado conheça melhor o seu cliente e compreenda suas reais necessidades.


E é essa particularidade que os pequenos escritório devem explorar e, com isso, desenvolver a sua atuação na mediação.


A preparação para mediação exige que o advogado compreender os reais interesses do seus clientes e neste aspecto os pequenos escritório já tem uma vantagem, pois a forma como já se relacionam com seus cliente permite isso.


No mais a mediação é muito mais célere que um processo judicial e isso traz muitas vantagens para os pequenos escritórios, pois não ficaram anos atuando na mesma demanda, tendo tempo para atuar em mais casos novos. Aqui também há a satisfação do cliente, que certamente ficara muito feliz com o advogado que resolveu rápido do seu problema.


 
 
 

Comentários


bottom of page